“Foto mostra Che Guevara atirando em mulheres indefesas!” Será mesmo?

Será que a fotografia que mostra o líder da Revolução Cubana Che Guevara atirando em mulheres indefesas é verdadeira ou falsa?

A imagem que circula há tempos na web voltou a ser compartilhada com força nas redes sociais brasileiras na segunda quinzena de outubro de 2017 e mostra o que parece ser o guerrilheiro argentino Ernesto “Che” Guevara atirando em 4 mulheres desarmadas.

Na foto podemos ver o homem com sua inconfundível boina e apontando uma arma para ‘duas mulheres indefesas’. Na mesma imagem é possível ver outras duas mulheres caídas no chão.

Será que essa fotografia é mesmo de Che Guevara?

Será que isso é verdade ou mentira?

https://i2.wp.com/www.e-farsas.com/wp-content/uploads/che.jpg

A imagem que se tornou icônica do líder guerrilheiro Ernesto Guevara é essa abaixo, tirada em 1960, em Havana (Cuba):

https://i0.wp.com/www.e-farsas.com/wp-content/uploads/CheHigh-768x984.jpg

Essa foto do argentino usando boina é, na verdade, um recorte de uma fotografia maior, conhecida como Guerrilheiro Heroico e feita pelo fotógrafo Alberto Korda durante um memorial dedicado às vítimas da explosão do La Coubre (no dia anterior, o navio belga La Coubre foi explodido e mais de 100 tripulantes morreram).

Desde então, qualquer foto em preto e branco mostrando um barbudo de boina é associado ao guerrilheiro (…).

Acontece que essa foto da morte de 4 mulheres nada tem a ver com o Che Guevara.

Ele morreu em outubro de 1967 e essa fotografia faz parte do acervo da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, um partido político socialista fundado em 1980, em El Salvador.

Como podemos ver nesse site (cuidado, algumas fotos são inapropriadas para se ver no trabalho) e também nesse site aqui (a quarta foto de baixo para cima), a cena faz parte da história de El Savador.

(Matéria do E-farsas)

NOTA DO JORNAL A PÁTRIA

Para além de tudo isto dito pelo site E-Farsas, há que se questionar também o quão inofensivas eram realmente estas mulheres.

Por uma simples foto não há como se entender o contexto histórico por complexo daquela situação.

Há a possibilidade forte da foto ser da situação de um abuso de poder por parte de alguns elementos da força guerrilheira, mas há também a possibilidade dessas mulheres serem ‘criminosas de guerra’, que podem ter de alguma forma ter cometido delitos graves, sobretudo em uma situação tão tumultuada como era em El Salvador.

Há a possibilidade que tenha tido um julgamento em algum tribunal popular ou especial, para apurar crimes contra o povo no processo de guerra civil, e que as mesmas mulheres tenham sido condenadas a pena de morte.

As possibilidades são muitas. Não podemos afirmar com certeza sobre nenhuma delas, e cabe não exaltar esta imagem (nem para um “lado” nem o outro) até que hajam mais informações sobre.

Um comentário sobre ““Foto mostra Che Guevara atirando em mulheres indefesas!” Será mesmo?

  1. A foto em preto e branco de um homem apontando uma arma para duas mulheres tem sido compartilhada nas redes sociais nos últimos dias como se retratasse Che Guevara, mas, na realidade, é o registro de uma peça teatral encenada em 1989 numa universidade de Atlanta, nos EUA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s