Hungria ameaça banir estrela vermelha da Heineken: ‘comunismo’

https://i2.wp.com/beerit.com.br/media/images/Cervejarias/Heineken.png

A icônica estrela vermelha no logotipo da marca de cerveja Heineken pode estar com os dias contados na Hungria.

Um projeto de lei apresentado nesta semana pelo partido do primeiro-ministro, Viktor Orban, de direita, quer proibir o uso comercial de símbolos “totalitários”, entre eles (…) a estrela de cinco pontas vermelha, associada ao comunismo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o projeto é visto como reação a uma vitória judicial obtida pela empresa sediada na Holanda sobre uma cervejaria de origem húngara na Romênia, em uma disputa sobre direitos autorais. O governo de Budapeste chegou a apoiar um boicote ao consumo da bebida da garrafa verde.

No entanto, o partido nega que a proposta seja retaliação, alegando ter uma “obrigação moral” com os húngaros que sofreram com os regimes nazista e bolchevique.

Estrela vermelha

Em comunicado, a Heineken afirma que seu logotipo não tem significado político, e remonta aos cervejeiros da Europa medieval. “Nós usamos a mesma logomarca em todo o mundo, em todos os mercados”, diz o texto.

A estrela vermelha começou a ser utilizada pela empresa nos anos 1930. Após a Segunda Guerra e a associação da imagem ao comunismo, a cervejaria adotou uma estrela branca, e retomou a cor original depois da queda da União Soviética, em 1991.

Yahoo Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s