Viva as contribuições universais do camarada Joseph Stalin! (por Gustavo Guimarães)

Jornal Nova Pátria traz neste dia, data memorável sobre aniversário de nascimento do grande líder soviético, uma matéria especial sobre a vida e a obra do comandante Stálin, o nosso homem de aço.

busto-do-pai-dos-povos

O dia de hoje, 18 de dezembro de 2016, difundido no ocidente como sua data de nascimento [1], marca o 137º aniversário de nascimento de Joseph Vissarionovich Stalin. Para celebrar essa data, separamos aqui uma sequência de informações sobre o líder soviético, fazendo uma pequena listagem de suas participações em alguns acontecimentos que marcaram a história, e seguiremos com algumas recomendações de suas obras para leitura, destacando sua contribuição à teoria marxista-leninista e à causa do socialismo.

Realizações de Stalin

555851_115141925334630_490409346_nStalin lutou contra o tsarismo e propagou o marxismo durante os tempos da monarquia russa; Veio a se tornar membro do Comitê Central do Partido Bolchevique, encabeçado por Lenin; Ele participou da luta para preparar o caminho para a Revolução de 1917; Depois da Revolução de Outubro, lutou para defender os frutos da revolução proletária.

Stalin liderou o Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e o povo soviético, depois da morte de Lênin, lutando resolutamente contra os inimigos internos e externos, conservando e consolidando o primeiro Estado socialista no mundo.

Stalin levou o PCUS e o povo soviético a defender a linha da industrialização socialista e da coletivização agrícola, conseguindo grandes triunfos na transformação socialista e na construção socialista.

Stalin levou o PCUS, o povo soviético e o exército soviético a uma árdua e amarga luta pela grande vitória na guerra antifascista.

Stalin defendeu e desenvolveu o marxismo-leninismo na luta contra vários tipos de oportunismo, contra os inimigos do leninismo, os trotskistas, os zinovievistas, e outros agentes burgueses.

Stalin fez uma contribuição indelével ao movimento comunista internacional em vários escritos teóricos que são obras marxistas-leninistas imortais.

Stalin liderou o Partido e o Governo Soviéticos na prossecução de uma política externa que, no seu conjunto, estava em consonância com o internacionalismo proletário e ajudou muito as lutas revolucionárias de todos os povos, incluindo o povo chinês.

Stalin estava na vanguarda da maré da história que guiava a luta comunista e era um inimigo irreconciliável dos imperialistas e de todos os reacionários.

As atividades de Stalin estavam intimamente ligadas às lutas do grande PCUS e do grande povo soviético, inseparáveis das lutas revolucionárias dos povos do mundo inteiro.

A vida de Stalin era a de um grande marxista-leninista, um grande revolucionário proletário.

Obras de Stalin

148602_109049002599347_444613457_nAs obras de Stalin se dividem em 16 volumes, publicados pelo instituto Marx-Engels-Lênin, que abrangem apenas o período de 1901-1934. Quando Stalin morreu em 1953 e Kruschov chegou ao poder, parte do processo revisionista de “desestalinização” significou a supressão dos escritos de Stalin e a suspensão da publicação de suas obras. De uma produção teórica tão grande, é difícil destacar os fundamentos, mas de tudo o que Stalin escreveu, é possível dizer que Stalin escreveu uma série de textos que muitos comunistas considerariam leitura essencial para qualquer marxista-leninista revolucionário.

Separamos aqui dez publicações que merecem atenção especial: Sobre os fundamentos do leninismo; Em torno dos problemas do leninsmo (questões do leninismo); O marxismo e o problema nacional; Trotskismo ou Leninismo?; Revolução na China e Tarefas da Internacional Comunista; Materialismo dialético e histórico; Sobre o Marxismo na linguística; Problemas econômicos do socialismo na URSS; Pronunciamento à Nação no Dia Seguinte à Vitória Soviética sobre a Alemanha Fascista; A Todas as Organizações Partidárias.

Estas e suas outras obras constituem um grande tesouro marxista-leninista, profundamente ligadas à prática da revolução, da luta ideológica e da construção socialista.

O Jornal Nova Pátria recomenda aos interessados a lerem a biografia política de Stalin, datada de 1947, publicada pelo Instituto Marx-Engels-Lenin, disponível no site marxists.org/portugues, bem como os outros textos acima listados.

06-mug-shot-foto-tirada-quando-stalin-foi-preso-pelo-servico-secreto-tsarista
“Mug shot”. Foto tirada quando Stálin foi preso pelo serviço secreto tsarista.

Citações de Revolucionários sobre Stalin

“Nos chamados erros de Stalin está a diferença entre uma atitude revolucionária e uma atitude revisionista. Você tem que olhar para Stalin no contexto histórico em que ele se move, você não tem que olhar para ele como algum tipo de bruto, mas nesse contexto histórico particular. Eu vim ao comunismo por causa do Stalin e ninguém deve vir e me dizer que eu não devo ler Stalin. Li-o quando era muito ruim lê-lo. E porque eu não sou muito brilhante, sou uma pessoa de cabeça dura, eu continuo lendo-o. Especialmente neste novo período, agora que é pior para lê-lo. Então, assim como antes, ainda encontro uma série de coisas que são muito boas.”Ernesto Che Guevara

“Stalin morreu. O ardente coração do grande líder da humanidade deixou de bater. Essa triste notícia espalhou-se pelo o território coreano como um relâmpago, infligindo um duro golpe aos corações de milhões de pessoas. Soldados, trabalhadores, agricultores e estudantes, bem como todos os residentes da Coréia do Sul e do Norte, ouviram a triste notícia com um profundo pesar. O próprio ser da Coréia parece ter se inclinado, e as mães que, aparentemente, exauriram suas lágrimas ao chorar pelos filhos que haviam perdido no bombardeio aéreo dos bandidos americanos sangraram novamente.”Kim Il-Sung

“Felicitar Stalin não é uma formalidade. Felicitar Stalin significa apoiar ele e a sua causa, apoiar a vitória do socialismo e o caminho para humanidade seguir que ele aponta, significa apoiar um querido amigo. Pois a grande maioria da humanidade hoje está sofrendo, e a humanidade pode se livrar do sofrimento somente pela estrada apontada por Stalin e com sua ajuda.”Mao Tsé-Tung

“Stalin ganhou seu lugar entre os grandes clássicos do marxismo-leninismo com sua luta severa e de princípio para a defesa, a implementação consistente e o desenvolvimento das idéias de Marx, Engels e Lenin. Com a sua mente aguçada e sua habilidade especial, conseguiu se orientar mesmo nos momentos mais difíceis, quando a burguesia e a reação estavam fazendo tudo o que estava ao seu alcance para impedir o triunfo da Grande Revolução Socialista de Outubro.”Enver Hoxha


Exibindo Gustavo Guimarães.png


NOTAS:

[1] – O calendário do Império russo, na época, não era o mesmo que o nosso. Havia alguns dias de diferença.

Anúncios

Um comentário sobre “Viva as contribuições universais do camarada Joseph Stalin! (por Gustavo Guimarães)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s