Não, Fidel não foi um ditador

Não, Fidel não foi um ditador. Não há, na pessoa dele, características de quem exerce, numa linguagem vulgar, a ilegitimidade do seu cargo de forma arbitrária e monocrática. Quem repete isso não conhece o sistema político cubano e seu processo eleitoral.

Fidel foi eleito primeiro-ministro em 1959, logo após o triunfo da revolução, pelo Comitê Central do Partido Comunista Cubano. Depois, na década de 70, Cuba passou por uma reforma política fruto da nova Constituição de 1976, que criou a Assembleia Nacional do Poder Popular e substituiu o cargo de primeiro-ministro pelo de Presidente do Conselho de Estado e de Ministros.

De lá para cá, Fidel foi eleito e reeleito deputado por voto popular direto CINCO vezes. Como a Constituição cubana inaugurou um regime parlamentarista, a própria Assembleia Nacional o designou para o cargo de presidente.

Ou seja, FIDEL FOI ELEITO DEPUTADO PELO VOTO DO POVO CUBANO! O parlamentarismo existe em qualquer país “civilizado”, tidos como referencial dominante de democracia, como a Inglaterra, a Espanha e a Itália

Sabe qual é o diferencial de Cuba? É que você não precisa ser filiado a partido político para ser candidato nem à Assembleia Nacional, nem a cargo legislativo nenhum! O Partido Comunista governa o país, mas não exerce influência deliberada sobre os parlamentares eleitos. Se qualquer um desses “dissidentes políticos”, como a Yoani Sanchez, tivesse interesse em ser candidato, está autorizado. A maioria não o faz porque compensa mais a provocação antiregime e a sabotação, muitas vezes paga em dólar pelo Grande Irmão do Norte.

Gabriel Deslandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s